QUEM SOMOS

Ação colaborativa em que o público é também realizador

Foto: Ivan Moreira

O PROJETO CONTRIBUINTE DA CULTURA

 

Uma ação colaborativa, sem fins lucrativos, criada em 1999 pela empresa de produção cultural Fátima Camargo Produções e, desde 2003, integrada às ações culturais da Universidade Federal de São Carlos, como um Projeto de Extensão, sob a gestão financeiro-administrativa da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico / FAI UFSCar. O objetivo do Projeto é criar conteúdo cultural e produzir programação contínua ao longo do ano na cidade de São Carlos. Através da mobilização de pessoas físicas e jurídicas, tornou-se possível a criação e a manutenção de um programa de cultura e arte em diferentes locais da cidade e de arte-educação em escolas públicas, além de eventuais ações que circulam pela região e pela capital paulista. A agenda inclui música, cinema, teatro, literatura, artes plásticas, entre outras expressões artísticas, e suas atividades são voltadas à formação de público, difusão de conhecimento e intercâmbio de ideias através de workshops, palestras, mesas redondas e oficinas. O encerramento da programação ocorre no início de dezembro e é marcado pela realização do Festival Internacional de Música Instrumental ChorandoSemParar, definido pela crítica especializada como o maior encontro de instrumentistas brasileiros e estrangeiros em homenagem ao Choro Brasileiro e gêneros afins.

Histórico

  • Início 1999
  • Adesões no primeiro mês: 09
  • Número atual de adesões: 565
  • Mais de 1000 eventos realizados
  • Mais de 500 mil pessoas alcançadas diretamente
  • 23 apresentações do espetáculo “Viva Dalva!”
  • 4 anos de atividades interdisciplinares com 500 crianças de escolas públicas
  • Mais de 100 músicos brasileiros e estrangeiros participantes po edição do Festival ChorandoSemParar
  • 17 edições já realizadas do Festival ChorandoSemParar incluindo grandes talentos da cidade de São Carlos e região e instrumentistas consagrados (brasileiros e estrangeiros) como Hermeto Pascoal, Naná Vasconcelos, César Camargo Mariano, Altamiro Carrilho, Luciana Rabello, Paulo Moura, Yamandu Costa, Hamilton de Holanda, Nicolas Krassik, Mestrinho, Ted Falcon, Mike Marshall, Michèle Drees, Howard Alden, Salit Lahav e Oded Aloni, Stela Caldi, entre outros.
  • Em 2021 foi realizada a primeira edição digital do Festival ChorandoSemParar. Ainda que de forma virtual, o Festival manteve suas tradicionais características como a realização de atividades formativas e as 12 horas de programação ininterruptas no domingo, último dia do festival. Nessa edição, apresentaram-se 57 artistas de 7 diferentes países e o homenageado foi o violonista Raphael Rabello.

Destaque

Adesões espontâneas de personalidades de diferentes áreas: o ilustrador e cartunista Baptistão; o compositor Chico Buarque de Holanda; o sociólogo e diretor do Sesc no Estado de São Paulo Danilo Santos de Miranda; João Candido Portinari – fundador e Diretor-Geral do Projeto Portinari; o jornalista e repórter Maurício Kubrusly; o empresário João Paulo Diniz; o professor Pasquale Cipro Neto; o jornalista e repórter Pedro Bial; o ex-jogador de futebol e presidente da Fundação Gol de Letra Raí; o violonista, cantor e compositor Toquinho e o jurista Modesto Carvalhosa.

Projetos especiais: são aqueles realizados com recursos provenientes de premiações, patrocínios e por captação através de leis de incentivo. São eles: o espetáculo “Viva Dalva!”, o vídeo-documentário do grupo Música Ligeira, o Ponto de Cultura “Canal Aberto Espaço 7: conexão universidade e comunidade para a difusão da arte e do conhecimento” e o Festival ChorandoSemParar.

Conheça a nossa equipe

Coordenação e Gestão Operacional

Fátima Camargo

Concepção e direção do Projeto Contribuinte da Cultura e do Festival ChorandoSemParar

Elisângela Shiwa

Coordenação Adminstrativa e Consultoria Jurídica

Mayara Aveliz

Coordenação de Comunicação Digital e Pesquisa de Conteúdo

Gabriela Severo

Produção de Eventos e Gestão de Dados

José Eduardo Faria

Design Gráfico para Mídias Sociais e Apoio Operacional