O Laboratório de Estudos do Ambiente Urbano Contemporâneo (LEAUC) da USP São Carlos está promovendo a décima primeira edição do projeto Urbanicidades, em conjunto à disciplina Tópicos Especiais – Antropoceno, Arquitetura e Cidade do Sul Global e à VII Jornada Científica do LEAUC, com uma série de atividades conjuntas sob a temática “Antropoceno e Cidade Contemporânea”.

Essa edição, intitulada “Mundos Humanos, Mundos Urbanos”, aborda discussões sobre a cidade, seu espaço urbano e suas relações sociais e espaciais e começa com a exibição gratuita de dois filmes, Koyaanisqatsi (1982) no dia 22/08 e Marte Um (2022) no 29/08, sempre às 18h30, no Auditório Paulo de Camargo e Almeida (IAU-USP), com vários convidados para debates. Na sequência da programação devem acontecer novas sessões, além de palestras e rodas de conversa.

Colocando em perspectiva o processo de construção física e cultural do espaço urbano até suas implicações atuais, o debate trata ainda sobre o Antropoceno e suas consequências. Por anos, a corrida pelo desenvolvimento e pelo progresso absoluto foi, e continua sendo pautada pela exploração máxima dos seres humanos e dos recursos naturais disponíveis. Diante da urgência do debate, o novo ciclo do Urbanicidades busca contribuir com reflexões críticas a partir de filmes que perpassam a temática do Antropoceno, sobretudo aquelas que abordam as relações entre os seres humanos, a natureza, o tempo e o avanço das tecnologias, para que possamos construir novas perspectivas e olhares sobre o futuro e para a humanidade.

Antropoceno trata-se de um conceito, em discussão por cientistas, para definição de uma nova época geológica moldada pela humanidade e que está em andamento. A tese central do Antropoceno é que a humanidade impactou a natureza a ponto de ser responsável pelo novo estrato no registro geológico. Nessa perspectiva as pessoas se tornaram mais um fator de influência no sistema global.

KOYAANISQATSI (1982) – Dia 22/08, às 18h30 –  O documentário consiste em imagens de arquivos em câmera lenta e em time-lapse, mostrando paisagens naturais, imagens de cidades e de pessoas. A trilha sonora canta “Koyaanisqatsi”, um termo indígena (Hopi) que significa “Vida em Desequilíbrio”. Uma obra sem atores e sem diálogos que comunica sobre os efeitos da modernização da humanidade. É composto por uma impressionante coleção de imagens e uma marcante trilha sonora.

Teremos como convidados para o debate: Paulo Castral, professor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP) e Eliana Kuster, professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES).

MARTE UM (2022) – Dia 29/08, às 18h30 – O filme retrata a história de uma família negra de classe média baixa que vive nas margens de Contagem, Minas Gerais. Após a eleição de um novo presidente de extrema-direita no país, a família Martins busca seguir com seus sonhos apesar de sentir a tensão de sua nova realidade, que representa o contrário de tudo que eles são. convidados para o debate: Marcel Fantin, professor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP) e Lúcia Leite, professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Serviço

Projeto Urbanicidades: “Mundos Humanos, Mundos Urbanos”,

Sessões gratuitas no Auditório Paulo de Camargo e Almeida (IAU-USP), USP São Carlos

Dia 22/08, às 18h30: exibição do filme Koyaanisqatsi (1982)

Dia 29/08, às 18h30: exibição do filme Marte Um (2022)

Realização: LEAUC – Laboratório de Estudos do Ambiente Urbano Contemporâneo

Apoio: Instituto Mário de Andrade (IMA) / Projeto Contribuinte da Cultura