Em 2009 o Projeto Contribuinte da Cultura foi contemplado através do edital do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado da Cultura. Essa premiação tornou possível o estabelecimento do Ponto de Cultura Canal Aberto Espaço 7 para desenvolver um programa de atividades educativas com crianças das escolas públicas durante três anos, de 2010 a 2012.
Dessa forma, o Ponto de Cultura Canal Aberto Espaço 7 tem realizado um programa constante de oficinas e laboratórios, ministrados por professores e estudantes de graduação (UFSCar e USP São Carlos) para alunos do segundo ciclo do ensino fundamental da entidade filantrópica Salesianos São Carlos. Desse modo, o projeto representa uma oportunidade de disseminação do conhecimento acadêmico-científico traduzido em atividades criativas e lúdicas, através de linguagem acessível e metodologia atraente.

Esse mecanismo busca estreitar e tornar ainda mais produtivo o contato entre Universidade e Sociedade e pretende contribuir, tanto para formação social e humanística dos estudantes universitários como para formação relacionada à ciência e à arte dos estudantes de ensino fundamental envolvidos no projeto. Sinteticamente o projeto pretende:

  • Construir um canal direto de comunicação entre as duas partes acima mencionadas entre as Universidades e as Escolas Públicas;
  • Trabalhar para promover a tranferência do conhecimento produzido pelas Universidades aos estudantes do ensino fundamental, de forma lúdica e criativa, adaptando a linguagem e abordagem dos temas para atingir satisfatoriamente as crianças.

Sinopse do Projeto

O Projeto Aprovado: “Canal Aberto Espaço 7: conexão universidade e comunidade para a difusão da arte e do conhecimento. “(edital do Programa Mais Cultura / Ministério da Cultura e Secretaria do Estado da Cultura).

Objetivo do Projeto: Estabelecer uma ponte entre a vida acadêmica e a comunidade através de um sistema proposto para a transferência de conhecimento às crianças das escolas públicas e projetos sociais. Temas científicos serão abordados ludicamente em oficinas projetadas pelo Projeto Contribuinte da Cultura e ministradas por professores e alunos de diferentes cursos de graduação das Universidades locais.

O Propósito das Oficinas não é o aprofundamento teórico dos temas selecionados e sim o despertar da curiosidade, do gosto pelo conhecimento e também o de criar laços e familiaridade das crianças com o ambiente das universidades.

Estratégia: Em cada mês, um tema é selecionado. Serão 12 temas ao ano. Cada tema é subdivido em 04 tópicos e pra cada tópico há uma oficina. São, portanto, 04 tópicos por mês ministrados para grupos alternados de 20 a 30 crianças/adolescentes, visando atender as 450 do projeto sociam PROVIM do Salesianos São Carlos e possivelmente abranger outros projetos sociais.

Exemplo 01:

Mês: Maio
Curso responsável pela oficina: Engenharia Aeronáutica – USP
Módulo 01: Princípios da Aerodinâmica
Oficina 01: bumerangue
Oficina 02: avião de papel
Oficina 03: pipa
Oficina 04: cata-vento
Programa: conversas, vídeos e construção dos objetos de estudo no Espaço 7. Atividade prática em campo aberto e visita ao Túnel de Vento/EESC USP – Campus 1.

Exemplo 02:

Mês: Agosto
Cursos responsáveis pela oficina: Física e Músca – UFSCar
Módulo 01: Propagação do som observada em instrumentos musicais
Oficina 01: instrumentos de corda
Oficina 02: instrumentos de sopro
Oficina 03: instrumentos de percussão
Oficina 04: instrumentos elétricos: piano e guitarra
Programa: conversas, vídeos, manuseio e exploração dos instrumentos no Espaço 7. Atividade prática: as crianças assistirão uma apresentação musical para observar as questões apresentadas.

Vídeos