Com apoio do Instituto Mário de Andrade (IMA) e do Projeto Contribuinte da Cultura de São Carlos, SP, o grupo musical paulistano JazZ RUraL apresentou em novembro de 2021 o audiolivro “A gente de São Paulo: 3 experiências sonoras com contos de Mário de Andrade”, com audiocontos sonorizados artesanalmente pela Rádio a Granel.
O projeto foi contemplado pelo 4º Edital de Apoio à Criação Artística – Linguagem Música da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e conta com trilha sonora original e com registros do acervo histórico da Discoteca Oneyda Alvarenga do Centro Cultural de São Paulo, com áudios de festas tradicionais do interior paulista captados na década de 1930 pela equipe do próprio Mário de Andrade, então diretor do Departamento de Cultura de São Paulo (1935-1937).
O pré-lançamento do audiolivro aconteceu com três apresentações virtuais gratuitas via Google Meet (nos dias 11, 19 e 25/11), com os audiocontos “O poço”; “Túmulo, túmulo, túmulo”, “Caso em que entra bugre”, que ficarão disponíveis no Canal do Yutube da Rádio a Granel.
Os contos
Os três contos que compõem o audiolivro “A gente de São Paulo: 3 experiências sonoras com contos de Mário de Andrade” retratam diferentes olhares do escritor modernista sobre a gente paulista: “Túmulo, túmulo túmulo” é de 1926 (revisto em 1934 e 1944), se passa na capital e é narrado por Max B.O.; “Caso em que entra bugre” é de 1929, se passa no centro-oeste do Estado e é narrado por Rossandra Cabreira; “O poço” é de 1934, se passa na região de Araraquara e é narrado por Zé Luiz Mazziotti.
Em contraste com as versões mais harmoniosas e engraçadas, nesses contos o escritor explora as relações tensas entre proprietários brancos e a cultura negra e indígena no Estado de São Paulo. Para cada um deles, o grupo JazZ RUraL apresenta uma experiência sonora original.
Links para os três contos, que ficam no nosso canal do Youtube até o final de dezembro de 2021. A recomendação segue forte: escute com bons fones de ouvidos, relaxe e feche os olhos.
O Poço (com narração de Zé Luiz Mazziotti)
Túmulo, túmulo, túmulo (com narração de Max B.O.)
Caso em que entra bugre (com narração de Maria Fernanda Carmo e Rossandra Cabreira)
Comentários