Um espetáculo emocionante e inesquecível em homenagem à cantora Dalva de Oliveira. Entre 2007 e 2011 teve sua itinerância pela capital e por diversas cidades do interior paulista, totalizando 25 apresentações, com a participação especial de seu filho, o cantor Pery Ribeiro. A iniciativa de montar esse espetáculo é do Projeto Contribuinte da Cultura / FAI – Universidade Federal de São Carlos e em 2007, foi motivada para homenagear 90 anos do nascimento da cantora. Nos dias de hoje e de sempre, a grandeza das interpretações de Dalva de Oliveira merece ser relembrada e homenageada, e o seu legado carece de divulgação. O repertório destaca diferentes fases da história musical de Dalva de Oliveira e de Herivelto Martins:
-
Início da carreira – pela primeira vez remontada a formação vocal do Trio de Ouro, criado por Herivelto Martins no final dos anos 30.
-
Carreira solo – Dalva e Pery
-
Os tangos
-
As marchas de carnaval
A narrativa ocorre através de depoimentos em vídeo – cenário em que eram projetados depoimentos que foram concedidos com exclusividade por Ângela Maria, Cauby Peixoto, Danilo Santos de Miranda, Dóris Montairo, Max Nunes, Pery Ribeiro, Zé Menezes e Zuza Homem de Mello. O elenco é composto pela cantora paulistana Vilma Faggioli e banda, cuja formação completa reúne 17 músicos no palco. A interpretação primorosa e arrebatadora de Vilma Faggioli envolve e emociona público de todas as idades. O espetáculo motivou um grande interesse como demonstra seu histórico de teatros lotados e ingressos esgotados bem antes do dia de sua apresentação, e também a significativa marca de 50 mil vizualizações no YouTube ainda no ano de 2011.
AS PASTORAS DO SAMBA
Essas apresentações tiveram como objetivo incentivar o público jovem a ouvir as gravações originais de Dalva de Oliveira. Por essa razão, em cada cidade onde houve a apresentação do“Viva Dalva!” foram selecionadas moças de projetos sociais inclusivos para interpretar as Pastoras do Samba, cantando o refrão de algumas músicas juntamente com o elenco profissional. Antes da apresentação, elas participavam de oficinas para ouvir um breve histórico da música brasileira nas décadas de 40, 50 e 60 no Brasil e para a audição de algumas músicas que ilustram o repertório e a importância de Dalva de Oliveira e Herivelto Martins. As cantoras selecionadas tiveram treinamento e receberam o material adequado para estarem preparadas para o ensaio geral no dia da apresentação. Esse espetáculo propõe semear informações e criar multiplicadores desse conhecimento e do reconhecimento devido a esses artistas, que são verdadeiros patrimônios de nossa cultura e de nossa música.
PRÊMIOS
O ”Viva Dalva!” foi premiado em 2010 pela Secretaria de Estado Cultura e viajou por várias cidades do interior de São Paulo. Em 2011 recebeu o prêmio nacional dos Correios tornando possível a realização de três apresentações em São Paulo (01, 07 e 08 de Setembro) no Teatro João Caetano, com entrada franca.